O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) é um sistema do Governo Federal do Brasil que registra informações sobre os nascidos vivos em todo o país. Uma das informações que podem ser obtidas através desses registros é a cobertura de pré-natal das gestantes.
O pré-natal é um acompanhamento realizado por profissionais de saúde durante a gestação, que tem como objetivo monitorar a saúde da mãe e do feto e prevenir complicações durante o parto e o nascimento.
A cobertura de pré-natal ideal é definida como o percentual de gestantes que realizaram pelo 7 ou mais consultas de pré-natal, com captação até a 12º semana gestacional.
De acordo com os dados do SINASC, a cobertura de pré-natal no Brasil tem apresentado melhorias nos últimos anos. No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados para garantir que todas as gestantes recebam o acompanhamento adequado durante a gestação.
Entre as estratégias adotadas para aumentar a cobertura de pré-natal no Brasil estão a oferta de serviços de saúde mais acessíveis e a capacitação dos profissionais de saúde para a realização de um atendimento humanizado e de qualidade. Além disso, o Ministério da Saúde tem incentivado a realização de campanhas de conscientização sobre a importância do pré-natal e do acompanhamento adequado da gestação.
A cobertura de pré-natal registrada pelo SINASC é uma importante fonte de informação para avaliar a efetividade das políticas públicas de saúde materna no Brasil e identificar as regiões e grupos de gestantes que precisam de maior atenção por parte das autoridades de saúde.